Monkeypox

O Governo de Goiás definiu protocolos de enfrentamento à Monkeypox, forma de varíola que não tem relação com macacos no Brasil, pois a contaminação no nosso país é apenas em humanos.

O Brasil não é área endêmica da doença e, portanto, os animais não portam o vírus, apenas os seres humanos, que podem transmitir por meio de contato íntimo com secreções, gotículas de saliva e objetos compartilhados contaminados.

Com alta transmissibilidade, a doença se caracteriza por lesões doloridas na pele, mas tem baixa taxa de letalidade, com atenção para a ocorrência em pessoas imunossuprimidas, gestantes, crianças e idosos. A doença é endêmica no continente africano e em maio desse ano, surgiu de forma inesperada na Europa Central e se espalhou por mais de 72 países.

ATUAÇÃO DA SES-GO

A SES-GO vem capacitando profissionais da rede pública e também da rede privada com relação aos protocolos de assistência e vigilância dos casos. No terceiro treinamento deste ano, no vídeo abaixo, cerca de 400 profissionais de saúde (250 profissionais presenciais e cerca de 80 profissionais acompanhando remotamente) reuniram-se para ouvir as palestras e orientações da Vigilância em Saúde estadual, com foco em detecção, rastreio e monitoramento dos casos, fluxo laboratorial e de assistência nas unidades de saúde. Os casos suspeitos de Monkeypox deverão ser notificados de forma imediata, em até 24 horas, pelos profissionais de saúde de serviços públicos e privados às autoridades de vigilância epidemiológica.

Segundo os técnicos da Vigilância em Saúde, é de extrema importância tanto a detecção precoce dos casos suspeitos nas unidades de saúde, como a notificação e o isolamento, rastreio e monitoramento de contatos, a fim de conter a cadeia de transmissão. A orientação da SES é que a conduta de todos os profissionais de saúde deve ser balizada pelos municípios, por meio de planos de contingência contendo todas as informações repassadas nas capacitações. 

WEBINAR - VIGILÂNCIA MONKEYPOX

Apresentamos abaixo o Webinar sobre Vigilância em Saúde da Monkeypox, organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde através da Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis, realizado no dia 15 de julho de 2022, no auditório da Escola de saúde de Goiás.

 

.

VÍDEOS COMPLEMENTARES